Banner com Contagem Regressiva

Trabalhar de forma mais inteligente com PDFelement User Guide

Como assinar um PDF

Você pode assinar PDFs com assinatura digital ou manuscrita usando o PDFelement.

1. Assinatura digital

Uma assinatura digital funciona como uma assinatura manuscrita tradicional que pode ser usada para autenticar a identidade de um usuário, bem como o conteúdo do documento. Ela armazena informações sobre o signatário junto com a data, hora e estado do documento quando foi assinado.

Sobre o ID digital

O ID digital é a identidade de uma pessoa/organização, contendo seu nome, endereço de e-mail, número de série, data de validade e o nome da empresa. Um ID digital possui duas chaves: uma pública (certificado), usada para criptografar ou bloquear dados, e outra privada, usada para descriptografar ou desbloquear dados criptografados.

Você pode distribuir o certificado que contém a chave pública e outras informações de identificação para quem precisa verificar sua identidade, validar sua assinatura ou criptografar um documento para você. Apenas sua chave privada pode desbloquear informações criptografadas com seu certificado. Para fins de segurança, armazene seu ID digital em um local seguro.

Assinar um PDF

Abra um PDF que já possui o campo de assinatura e clique no botão "Proteger" > "Assinar Documento", depois escolha seu ID para assinar.

select an ID
Selecionar um ID
Criar uma assinatura

Se você ainda não possui um ID, clique no botão "Novo ID", selecione a opção "Quero criar um novo ID digital" e clique em "Avançar".

create new digital ID
Criar novo ID digital
  • Novo arquivo de ID digital PKCS#12 — Armazena as informações do ID digital em um arquivo com extensão .pfx no Windows e .p12 no Mac OS. Você pode usar esses arquivos em diferentes sistemas operacionais.
  • Armazenamento de certificado do Windows — Armazena o ID digital em um local comum. Outros aplicativos do Windows também podem acessá-lo.
Validar e limpar assinatura

Para validar as assinaturas, clique em "Proteger" > "Gerenciar Assinaturas" > "Validar Todas as Assinaturas". Uma caixa de mensagem sobre o status da validação da assinatura será exibida, descrevendo a validade.

Para remover as assinaturas, clique em "Proteger" > "Gerenciar Assinaturas" > "Limpar Todas as Assinaturas". Isso irá ajudar a remover todas as assinaturas digitais de um arquivo PDF.

validate and clear signature
Validar e limpar assinatura

2. Assinatura manuscrita

O recurso de assinatura permite assinar PDFs com assinatura manuscrita, incluindo carregar uma imagem da assinatura, desenhar uma assinatura ou digitar uma assinatura manuscrita.

Assinar PDF

Clique em "Comentário" > "Assinatura" e toque no botão "+ Criar" para criar sua assinatura manuscrita.

sign with handwritten signature
Assinar pdf com assinatura manuscrita
Criar assinatura manuscrita

Existem três opções para adicionar uma assinatura manuscrita: "Carregar", "Desenhar" e "Digitar".

  • Toque na aba "Carregar" e clique em "Escolher Imagem" para carregar uma imagem da assinatura salva em seu computador. Após o upload, clique em "OK".

create signature with images
Criar assinatura com imagens
  • Você pode desenhar seu nome diretamente na aba "Desenhar". Também pode escolher a cor da assinatura conforme desejar.
handwritten signature
Assinatura manuscrita
  • Clique em "Digitar", insira sua assinatura para criar uma assinatura manuscrita. É possível escolher uma das fontes disponíveis e a cor desejada, depois clique em "OK".

sign pdf files
Assinar arquivo pdf

3. Assinar Acordo PDF

Se alguém usou o recurso Solicitar eSign do PDFelement para enviar um acordo para assinatura, você receberá uma notificação por e-mail com um link para assinar o acordo. Também, se você usar o aplicativo PDFelement para desktop, verá um acordo aguardando sua assinatura no painel de Acordos.

Esteja você usando o aplicativo desktop PDFelement ou assinando por um link enviado por e-mail, siga estes passos simples para garantir uma execução de acordo eficiente:

Assinar acordos PDF usando o aplicativo desktop PDFelement
  • Abra o PDFelement em seu computador e simplesmente navegue até o painel de Acordos. Clique duas vezes no acordo rotulado como "Aguardando minha assinatura" para iniciar o processo.
signing wait for me
Aguardando minha assinatura
  • Clique na etiqueta "Assinar" para ser direcionado aos campos de assinatura e outros campos onde preencher as informações solicitadas.
signature field
Campo de assinatura
  • Selecione o campo de assinatura, depois escolha seu método preferido:
    • Carregar: Importe uma imagem da sua assinatura.
    • Desenhar: Desenhe sua assinatura no campo.
    • Digitar: Digite seu nome, com opções de cor e estilo da fonte.
  • Clique em "OK" para aplicar sua assinatura.
signature options
Opções de assinatura
  • Na parte inferior da interface, uma notificação irá confirmar seu acordo com os termos e a Divulgação ao Cliente para realizar negócios eletronicamente com o remetente. Clique em "Clique para assinar" e depois em "Avançar" para finalizar o processo.
click to sign
Clique para assinar
Assinar acordos PDF pelo link recebido por e-mail
  • Acesse o acordo pelo e-mail de notificação e clique no botão "Assinar documento".
email notification sign document
Notificação por e-mail assinar documento
  • Marque a opção "Concordo com o EULA e a Política de Privacidade para uso de registros e assinaturas eletrônicas" e clique em "Continuar".
agree with policy
Concordar com a política
  • Clique no campo "Assinatura/Inicial".
signature initial field
Campo de assinatura inicial
  • Para quem utiliza pela primeira vez, crie uma assinatura utilizando um dos três métodos:
    • Digitar: Digite seu nome no campo, com opções de cor para a assinatura.
    • Carregar: Busque e selecione uma imagem da sua assinatura.
    • Desenhar: Desenhe sua assinatura no campo.
  • Clique em "Salvar". A assinatura será aplicada ao acordo e a assinatura adicionada será salva com segurança na Wondershare PDFelement Cloud para uso futuro.
create signature for agreement
Criar assinatura para acordo
  • Clique em "Download" e selecione uma opção:
    • Apenas PDF: Baixar o acordo;
    • Baixar pacote PDF e Relatório de Auditoria: Baixar o acordo e o relatório de auditoria em um arquivo compactado;
    • Baixar arquivo PDF e Relatório de Auditoria combinados: Baixar o acordo e o relatório de auditoria como um único arquivo PDF combinado.
download pdf audit report
Baixar pdf relatório de auditoria
  • Após todas as partes assinarem o acordo, você receberá um e-mail com acesso ao documento totalmente assinado.
notification email all recipients signed
Notificação por e-mail todos os destinatários assinaram